HOME | CONTACT | SPONSORS

O Futuro da Popteen, por Kumicky & Editor Chefe

By 10/06/2014

kumicky funayama kumiko popteen interview

O futuro da Popteen sem a "Lenda do mundo Gyaru"


A Kumicky (Funayama Kumiko) conhecida também como a "Deusa das Gyaru"
que construiu uma geração em gyaru, graduou a revista Popteen recentemente.
E com toda essa mudança em gyaru, o que será da Popteen sem ela?

O site Model Press acompanhou a conversa da Kumicky com o novo Editor Chefe da revista.


A partir do anúncio da graduação foram três meses seguidos de matéria sobre a graduação

e mais uma cerimônia no evento da Popteen realizado no Zepp Tokyo. 

Agora chegou a hora de graduar.



K: Bom... O sentimento de "vazio" não muda. Mas acho que consegui fazer tudo que eu tinha que fazer.... Não me arrependo de nada porque estou mais tranquila do que quando decidi me graduar. Sei que não há mais nada a lamentar.




O Sr. Mori (ex-editor chefe da Happie Nuts), é o novo editor chefe da Popteene a sua primeira tarefa, logo de cara, foi a matéria de graduação da Kumicky.






M: Meu primeiro trabalho na Popteen foi a matéria de graduação da Kumicky que até o momento, não tinha trabalhado junto. Foi muita pressão. Fiquei tipo, "Que?! Eu que vou ter que fechar os 6 anos de carreira dela?!"






K: hahahhaha Verdade, é muita pressão por ser o nosso primeiro encontro e o seu primeiro trabalho na revista.



M: Quando tive que fazer a capa da revista, pensei em fazer algo que ficasse bem  claro os 6 anos de carreira dela. Não só para as leitoras de hoje, mas também para aquelas que pegou nem que for uma edição da Popteen nesses 6 anos. Achei que dessa forma poderia passar o sentimento de gratidão. Por isso, pedi pra ela deixar o seu estilo mais maturo um pouco e mostrar o seu LAST GAL (ultimo gyaru). Inclusive, foi ela que deu essa ideia do LAST GAL. Então eu pedi pra ela expressar o gyaru, que só hoje, com todas experiências, ela iria conseguir atingir.


K: Eu só estava precisando de um empurrão, porque também queria fazer isso.
Mesmo eu ficando mais velha, o fato que eu adoro gyaru nunca mudou então foi muito bom poder fazer isso agora. Eu tive que descolorir o cabelo só para poder tirar essa foto!


M: Eu achei que o cabelo escuro estava deixando as últimas capas da revista com um ar meio pesado, então pedi pra ela mexer um pouco no cabelo.
É claro que com o tempo todo mundo fica adulto mas queria que ela terminasse comovendo todos. Imaginei uma capa que até aquelas que já graduaram a revista, pudesse lembrar de tudo e falar "Gyaru era muito divertido!" e acho que conseguimos fazer um trabalho bem legal.



K: Eu também acho! Lembrei como é divertido construir algo juntos e quando o sr. Mori me pediu pra pintar o cabelo de loiro, lembrei daquela sensação "estão precisando de mim". Foi divertido também trabalhar pensando um passo a frente da ideia do editor.




A lenda do mundo Gyaru, qual a diferença das outras meninas?


No total, foram 37 capas em 6 anos. O tamanho do sucesso está bem claro 
no nome "Deusa das Gyaru". E claro, o editor sempre acompanhou ela por fora.



M: Se for escolher uma palavra, é "Lenda". É o grande sucesso do mundo gyaru.






K: Obrigada.





M: Acho que podemos contar nos dedos quem influenciou o mundo gyaru e ela está entre essas. Acho que a Tsu-chan(Masuwaka Tsubasa) também está dentro, mas ela foi uma modelo que tinha um diferencial. Isso é meio triste mas, ela foi a ultima que TODAS ansiavam. Hoje não existe mais meninas que influencia tanto assim e olhando dessa forma podemos dizer que a Kumicky conseguiu movimentar uma sociedade. Eu a conheci antes dela entrar pra Popteen, mas pra falar a verdade ela não era tão encantadora como hoje. Mas depois que começou a fazer a capa da Popteen, aparecia todo mês cada vez mais linda. Isso não é comum. Geralmente  quando uma menina faz a capa, ela pensa que ali é o gol e acaba se acomodando por aí mesmo. E a Kumicky continuou crescendo. Eu tinha inveja da Popteen.


K: Fico feliz. Quando me deram a oportunidade de fazer a capa, eu era muito imatura e eu queria crescer mais. Poder fazer a capa passando na frente de tantas veteranas era uma coisa incrível então eu queria fazer algo que todos concordassem. Sabia que tinha que me esforçar mais que as outras e fui lutando.



M: É obrigação de todas se esforçar, mas o nível de esforço dela era incrível. Ela pensava nos mínimos detalhes. O que podia fazer pra expressar o "eu", o que a geração está querendo, e como posso responder a isso. Acho que essa sensibilidade é bem diferente das outras.



K: Nossa fico muito feliz com isso. O que o senhor disse agora era o que eu sempre achava que estava faltando melhorar. Sempre coloquei na cabeça que não podia ficar contente só dentro da Popteen. A Popteen é comparada com as outras revistas gyaru então eu tinha que entender todas revistas gyaru para poder me expressar. Por isso eu estudava todas as revistas. Eu tentava absorver coisas boas das modelos que eu aspirava e pensava como por isso dentro da Popteen. Mas só consegui fazer isso porque as leitoras e o editor da época me dava incentivo.
Se não ouvisse a frase "Graças a você, consegui sorrir" das leitoras, eu também não iria conseguir fazer tudo isso.


O futuro que os dois imagina para a Popteen


Como será o futuro da revista Popteen sem a Kumicky?


M: Eu também estou bem perdido mas sei que tenho que encontrar logo a "segunda Kumicky" e criar uma nova lenda. Mas acho legal ter meninas de vários estilos na Popteen. Por exemplo, hoje o que está em alta é coisas naturais, meninas mais clean mas isso só se destaca porque existe os outros estilo em volta. Então pretendo não ficar preso em um estilo só.

Dentre as modelos mais novas da Popteen, temos a Yurayura com cabelo preto, Michopa que mantêm o estilo Gyaru, a Yuumin que é integrante de um idol group... Cada uma tem o seu estilo e a chave é como cada uma delas vai se destacar. Quem se sair melhor vai puxar a revista futuramente, mas pra uma se destacar como a Kumicky, é necessário as outras meninas.


K: Eu concordo. Antigamente cada uma tinha a sua personalidade na Popteen. Mesmo usando o mesmo item de roupa, ninguém montava um look igual. Se desse uma saia para as meninas hoje, todas iriam combinar com a mesma blusa. Essa parte é bem diferente de antigamente.




M: Por isso eu falo para as modelos de hoje, "Faça o que você gosta!".
Deixo avisado que se exagerar vou ter que chamar a atenção porque as leitoras não conseguirão acompanhar. Mas quero que expressem em primeiro lugar o que gosta. Se for seguir o estilo Girly, quero que seja a melhor e tenha orgulho disso. Agora se for fazer pela metade, é melhor que nem faça. Acho que cada um tem o que quer expressar e aquela ideia "não gosto das coisas que os adultos decidem".


K: Se for ver minhas fotos antigas, estou vestindo uns looks nada a ver. Mas na época, no meio de tantas informações, eu pensava o que poderia fazer pra todos lembrarem de mim. Na verdade as modelos tem como obrigação mostrar a roupa mas eu, queria que que todas roupas ficassem com a minha cara quando estivesse usando. Eu falava pra maquiadora "Meu cabelo tem que ser assim!" "Quero desse jeito". Era bem chatinha nessa parte.

M: Isso é bom. É importante cada um expressar do seu jeito porque hoje existe muitos gêneros. Só não quero que fiquem soterradas.






K: Eu não quero que a Popteen saia copiando tudo de bom das outras revistas. Acho que a Popteen só influenciou as leitoras daquele jeito porque tinha suas características. Por isso acho muito importante as modelos terem um ambiente que possam fazer o que quiser. Acredito que oferecer um ambiente assim é dar chances para elas. Elas vão falar o que quer fazer e o editor vai ajuda-las. Acho que dando essas chances, elas vão começar a crescer e virar uma estrela. Estou muito ansiosa pra ver o novo Popteen, diferente da minha época.

M: É verdade. Fazer o que só a Popteen pode. No momento quero tirar fotos diferentes dos blogs.






K: Como vai fazer isso?







M: Por exemplo, quando converso com as leitoras elas falam que querem se sentir apaixonada, querem que os meninos abracem por trás, querem que as prendem na parede, etc. Então vamos misturar com a moda isso. Na verdade seria só uma matéria de moda mas podemos chamar alguns meninos e sinuar estas situações. Isso você não consegue ver em um blog, certo?


K: Entendi. O mais importante é se divertir. Se não tiver isso como base, não nasce nada legal.



M: É claro que vou errar muito nessa brincadeira. Mas se não tentar não nasce coisas novas.




K: Eu também errei muito e levei muitas broncas. Chorei muito nesses 6 anos. Teve época que me chamavam de "haragurocky"(Kumicky brava/chata) porque eu saia gritando "que raivaaa!" hahaha.Quando chegamos ao topo, só resta descer e eu fiquei que nem louca me esforçando pra não perder para as meninas novas. Mas acho que só consegui viver esses 6 anos cheio de emoções e só estou conseguindo dar um novo passo agora por causa que tinha a Popteen. Gosto tanto da Popteen por causa disso.


Andam falando que gyaru está perdendo a força, gyaru está sumindo das ruas, porque está sendo canceladas várias revistas gyaru.





K: Gyaru não sumiu das ruas né?






M: Numericamente diminuiu. Percebi isso quando entrei pra Popteen e comecei a conversar com as leitoras. Acho que isso é totalmente influência de idol groups.




K: Falou a verdade. Hoje, todas meninas falam que querem ser uma idol.







M: Eu falo que realmente diminuiu a quantidade de gyaru das ruas porque eu não gosto de mentir. Mas também acho que é a nossa função criar mais gyaru. Quando acharem uma gyaru bonitinha na Popteen, vão querer imitar e com certeza vai começar a aparecer mais gyaru. Falam que hoje, tem menos gyaru porque elas se subdividiram mas a ideia delas de querer ser mais bonitinhas, querer se transformar não mudou. Se tiver uma menina bonitinha na classe, elas vão querer ser igual. Então nós da revista temos que ajudar nesse processo e dar esperança pra elas.
Antigamente era só colocar na revista "É só imitar a Kumicky", mas como hoje tem várias formas de se expressar, temos que arrumar uma opção para as leitoras. Por isso falo que temos que fazer uma nova estrela.


K: E quando nasce uma estrela?







M: É quando ela "consegue pegar a onda". Aproveitar a chance e querer crescer cada vez mais como você fez. Quando você tenta se renovar, quem está vendo também não se cansa e é aí que as pessoas começam a seguir a modelo. Eu não posso falar nada porque cada geração é uma coisa e eu não faço ideia de quem pode virar uma estrela e o que pode acontecer daqui pra frente.



K: Gyaru é uma opção que todas podem ficar bonitinha. Não são todas que combinam com aquelas maquiagens de idol. Você pode se transformar dependendo do seu esforço. Esse é o maior charme de gyaru. Todas falam que com o tempo eu estou indo pro lado natural mas mesmo eu fazendo maquiagem mais leve, a raiz de gyaru continua dentro de mim e só estou me expressando dessa forma. A vontade de querer ser mais bonitinha não muda pra quem passou pelo gyaru.
Por isso que nasce coisas novas e conquista todo mundo.

M: Acho que pra consistir uma sociedade precisa de muitas mentiras mas as gyaru vai lá e fala a verdade. Isso é uma coisa boa das gyaru. Até pra fazer algum produto, que seja maquiagem ou roupa. Mesmo com uma imensa variedade de produtos a gyaru fala "pra mim está faltando isso. Seria bom ter esse tipo de produto." sem medo dos adultos. Elas são muito sinceras.

K: São bem claras. Mas gyaru se preocupa muito em relação aos outros então pensam antes de falar.





M: Sim, porque elas não falam pra insultar os outros. Elas falam porque iria melhorar pra elas e também para as outras meninas. Mas isso que é bom. Voltando ao exemplo da classe, tem uma menina bonitinha e uma outra mais ou menos. A bonitinha falar pra outra "mas você também é bonita" é uma mentira. Ao invés disso gyaru procura uma solução pra isso...


K: E fala, "Faz assim, vai melhorar!".








M: Isso.








K: Concordo!







M: E dá certo. Depois de um tempo a outra aparece com namorado, e com amigos divertidos. É divertido se transformar dessa forma e a revista gyaru tem o privilégio de poder falar isso.




K: É verdade. Não ter medo de mudar, não ligar para os outros e fazer o que gosta.








A coragem de falar o que sente para os outros. Qualquer menina pode brilhar.


Depois de sentir a crise de gyaru na pele, os dois fala em mostrar o lado bom de gyaru.
Agora o que eles pretendem fazer daqui pra frente?




M: Na Popteen quero mostrar que qualquer menina pode ficar bonitinha. Mostrar como elas podem fazer isso. Qualquer uma pode ficar linda e qualquer uma pode se transformar. Não quero que tenha medo disso. Olha, pra deixar bem claro, quero que aquela menina mais ou menos seja a mais linda da classe.



K: Acredito que ela vai conseguir.






M: Até aquelas que estão por ultimo, quero que chegue próximo ao topo. Pode ser que já está divertido do jeito que está mas quero mostrar que ficando mais bonitinha, vai aproveitar mais.




K: Eu vejo que hoje tem muitas meninas que se rebaixa, ou não quer aparecer muito. Mas eu acho um desperdício não dar chance a si mesmo e tentar coisas novas. Então quero mostrar isso através dos meus trabalhos. A primeira coisa é ter coragem de falar o que sente para os outros. Com isso vai tendo mais confiança em si e vai querer ir cada vez mais pra frente. Eu tive situações complicadas também e toda vez contava pra alguém e sempre alguém me ajudava. Por isso quero que expressem mais o que sente, o que quer, e brilhem mais.

M: Mesmo em posições diferentes, queremos mostrar o mesmo.





K: Sim. Se eu não tivesse encontrado com a maquiagem eu não seria a Kumicky. Só estou aqui porque a maquiagem me trouxe até a Popteen. Meus pais sempre contrariava gyaru mas eu nunca achei que ser gyaru era errado. E só porque eles contrariava, eu queria mostrar que não era errado e consegui chegar até aqui.







Ficou bem compridinho. (;_;)


O que vocês acharam da conversa deles?



Texto original: parte 1 parte 2


NEXT STEP

Follow on FacebookFollow on BloglovinFollow on PinterestFollow on YoutubeEmail Skinny Fat Girl Diary

0 コメント